Autores:
Marco Aurélio Gattamorta
Cintia Rocini
Simone Soares Gregório
Verônica Rodrigues Teixeira
Viviane Schulz
Contexto:
A aula será ministrada para o 6º Ano do Ensino Fundamental, tendo como enfoque a matéria, o ambiente e o homem. Os alunos já receberam informações sobre os diferentes tipos de materiais, o solo, o ar, a água e a importância destes fatores abióticos para a vida. Esta aula abordará os poluentes, principalmente da água e do solo, resultantes da atividade antrópica, mostrando seus prejuízos para a saúde e para o ambiente. Os diferentes tipos e destinos do lixo serão trabalhados, procurando conscientizar o aluno de sua importância na preservação do ambiente.
Objetivos:
- Mostrar os diferentes destinos do lixo e suas conseqüências para o homem e para o ambiente;
- Abordar o tema coleta seletiva e mostrar aos alunos seu importante papel na preservação do ambiente em que vivem.
Material utilizado:
- Uma maquete em cartolina simulando uma cidade;
- Restos de cartolina ou papelão para desenhar e montar as casas, os prédios da cidade, o rio, as árvores, as rodas do caminhão de coleta de lixo;
- Um fundo de caixa de leite longa vida para representar o caminhão da coleta de lixo;
- Um pedaço de isopor e palitos de dentes;
- Cola, fita adesiva e barbante;
- Prendedores de roupas;
- Figuras de situações representando uma cidade e/ou um ambiente limpo e sujo;
- Restos de papel e plástico;
- Sacos de lixo.
Dinâmica:
Os alunos serão divididos em grupos e inicialmente será apresentada a eles a maquete da cidade construída pelo professor (Anexo 1). Após uma explanação breve sobre o lixo gerado pelo homem, será pedido aos alunos que escolham entre as figuras que o professor previamente preparou (recortes de revistas, por exemplo) as que representem uma cidade ou um ambiente limpo. Estas figuras serão pregadas em um varal de barbante.
Em seguida os alunos receberão uma explicação sobre o lixo, seu destino, suas características e suas conseqüências ao homem e ao ambiente. Será solicitado aos alunos, então, que observem os diferentes caminhos do lixo na maquete da cidade, utilizando as miniaturas de lixo (pequenos papéis picados).
Será mostrado que: o lixo jogado na rua polui o solo e os rios; o lixo coletado em casa (esquema da casa – Anexo 2) é recolhido pelo caminhão de coleta (Anexo 3); o problema dos lixões e suas conseqüências para a saúde humana e para o ambiente; a degradação do ambiente resultante da produção de materiais para o homem (como o uso de árvores para a produção de papel).
Em seguida serão discutidos os assuntos: lixo orgânico e lixo inorgânico, coleta seletiva, reciclagem, biodegradabilidade, compostagem, lixo hospitalar (seus problemas e sua destinação – incineração) e tempo de degradação de cada tipo de material.
Para incentivar a participação efetiva de cada aluno, cada grupo receberá um saco contendo lixo de diversos materiais e deverá separá-lo de acordo com o tipo de material (plástico, papel, metal, vidro e objetos que imitem restos de alimentos).
Após este exercício, os alunos serão apresentados aos diferentes cestos de lixo da coleta seletiva, mostrando suas cores (verde: vidro, azul: papel, amarelo: metal, vermelho: plástico, preto: outros) e explicando que estas são reconhecidas em qualquer parte do mundo.
Ao final, os alunos deverão pendurar novas figuras no varal, com indicações dos materiais recicláveis.
Bibliografia:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente. Secretaria Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 1988. Proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: 1o. grau. 3a. ed. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação.
LIMA, M.E.; AGUIAR, Jr., Q.G. 1999. Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte, Editora da Universidade Federal de Minas Gerais.
LOPES, S.; MACHADO, A. O suporte da vida: ciências – 5a. série. São Paulo , Atual.
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