Princípios Químicos dos Alimentos

Autores:

Diney Santos
Marcelo Okuma
Patrícia Ferreira de Paula

Contexto:

Esta aula destina-se ao 8º Ano do Ensino Fundamental. e introduz o estudo de Química antes do estudo do corpo humano, de forma que as noções sobre aquele assunto propiciem uma melhor compreensão das funções que ocorrem no organismo tais como digestão, respiração, funcionamento do sistema nervoso e suas relações com as drogas, entre outros aspectos.

Objetivo:

  • Vislumbrar a importância da Química em profissões que independem de formação universitária, como pedreiro, oleiro, agricultor, agente de saúde, padeiro e outros profissionais da comunidade, necessários à vida dos cidadãos.

Material utilizado:

  • Ingredientes para a confecção de bolo;
  • Ingredientes para a confecção de pão integral.

Dinâmica:

A partir da discussão sobre a profissão do padeiro, uma das mais importantes para a comunidade, o professor deve introduzir o estudo de Química através das transformações químicas. A fim de exemplificá-las, o professor, juntamente com os alunos, confeccionará um bolo e um pão integral. O professor deverá levar os alunos a refletirem sobre a procedência agrícola destes produtos e mostrar as transformações a que foram submetidos, antes de chegarem à sala de aula, e os processos posteriores, até se conseguir o produto final .

O professor poderá aproveitar para encaminhar a aula de Estudo do Corpo Humano e suas relações com bactérias e fungos. Isto será feito utilizando meios de cultura em placas de Petri (Anexo 1).  Antes dos alunos lavarem as mãos para fazer o bolo e o pão, eles terão que deixar suas impressões digitais nestes meios de cultura. Deverão também manter um ou mais meios de cultura como controle, isto é, meios de cultura intocados. Com isso, os alunos poderão perceber, na próxima aula, que nos meios de cultura onde foram deixadas as impressões digitais dos alunos haverá o crescimento de colônias indicando que, embora não fossem visíveis, existiam organismos (bactérias e fungos) em suas mãos.

Em seguida, o professor poderá discutir as duas formas diferentes de fermentações (fermentação biológica e fermentação química) usadas na aula e utilizar uma delas para introduzir a linguagem química e a Tabela Periódica.

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