Autores:
João Paulo Vezzani Atui
Carla Newton Scrivano
Maria Julia Estefânia Chelini
Paulo Guilherme Rigonatti
Renata Moretti
Contexto:
Esta aula é destinada ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Conceitos de ondas já devem ter sido abordados teoricamente em outras aulas. Entretanto, deve-se revisar os conceitos sobre amplitude da onda, velocidade da onda, período, freqüência e a relação entre eles (v = λx f) f = 1/T
Objetivos:
- Associar a importância dos conceitos físicos de ondas à produção de sons;
- Conseguir relacionar freqüência e a gradação de grave e agudo;
- Entender a associação entre intensidade do som e produção de energia.
Material utilizado:
- 13 garrafas de vidro previamente afinadas (referentes a uma oitava musical)
.
- Água;
- Instrumentos musicais (violão ou flauta doce);
- Vareta de madeira (pode ser um lápis do aluno).
Dinâmica:
No início da aula, tomando aproximadamente 10 a 15 minutos, será revisado brevemente o assunto ondas de forma teórica e em seguida descrito o roteiro da aula prática. Neste momento devem ficar claros os conceitos de altura e volume sonoros. Para tanto o professor poderá utilizar instrumentos musicais como violão ou flauta doce.
Neste momento a turma deverá ser dividida em no mínimo três grupos.
Cada grupo receberá igual número de garrafas e deverá preenchê-las com água até o local previamente marcado. Depois, o grupo deverá ordená-las de acordo com sua afinação em ordem crescente de freqüência, ou seja, ordená-las por altura (de graves e agudos). Para isso, os alunos deverão tocar com uma vareta de madeira (ou lápis) na garrafa para que ela emita um som.
Uma discussão final deverá contemplar a ordenação de todas as garrafas dos grupos e a montagem da oitava completa.
Bibliografia:
BISCUOLA, G.J.; MAIALI, A.C. 1996 Física: mecânica, termologia, ondulatória, óptica a eletricidade. São Paulo, Saraiva.
NOGUEIRA, P.1986. Teoria musical básica.
PINTO, H. 1989 Método iniciante para violão clássico.
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