Sistema Solar

Autores:

Fábio Vladimir Calixto de Araújo
Lígia Rossi Garcia
Sonia Maria Montini

Contexto:

Esta aula foi elaborada como introdução ao tema Sistema Solar para o 6º Ano do Ensino Fundamental. Os alunos terão o primeiro contato com os planetas que fazem parte do Sistema Solar e, a partir de uma dinâmica teatral, irão simular os movimentos que ocorrem neste sistema.

Objetivos:

  • Conceituar Sistema Solar
  • Apresentar a ordem dos planetas, que compõem nosso sistema solar, em relação ao Sol;
  • Localizar a Terra no Sistema Solar.

Material utilizado:

  • Livros de apoio escolhidos pelo professor;
  • Canetinhas coloridas;
  • Papéis coloridos;
  • Cola;
  • Tesoura escolar;
  • Barbante;
  • Outros materiais que possam auxiliar na ilustração de encenações.

Dinâmica:

Os alunos serão divididos em nove equipes. Cada equipe, que representará um planeta, deverá fazer uma breve pesquisa sobre o planeta que representa levantando as seguintes informações:

  • Dimensões deste corpo celeste ;
  • Cores relacionadas a este planeta ;
  • Distância do planeta ao Sol ;
  • Temperaturas ;
  • Presença ou não de luas ;
  • Presença ou não de anéis ;
  • Características de seu relevo e atmosfera .

Após o levantamento dos dados acima descritos que deverá ser realizada com certa antecedência (uma semana, por exemplo), cada equipe fará uma apresentação de 2 minutos sobre as características do planeta que representa. Nesta apresentação é interessante que os alunos sejam estimulados a apresentar desenhos ou modelos enquanto discorrem sobre as características do planeta que representam. Um dos integrantes da equipe deverá representar o planeta da equipe (aluno-planeta). No final das exposições todos os planetas terão sido apresentados bem como suas características.

Após as apresentações um aluno será sorteado para representar o Sol. Cada aluno-planeta receberá um pedaço de barbante que corresponderá à distância deste corpo celeste ao Sol (neste caso, uma proporção da distância real)lightbulb.

Todos irão se posicionar e o professor irá demonstrar a ordem de posicionamento dos planetas em relação ao Sol e poderá introduzir os conceitos de ordem, distância e proporções (Anexo 1).

Para auxiliar a montagem desta aula, segue uma tabela com as distâncias entre cada planeta e o Sol em unidade arbitrárialightbulb.

Ao final da dinâmica, o professor poderá testar os conhecimento dos alunos com questões simples sobre o comprimento dos barbantes e a distância ao Sol ou sobre diferenças que devem existir entre planetas muito próximos e bem distantes do Sol.

Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.