Autora:
Vanessa Chiganças
Contexto:
Esta aula destina-se ao 9º Ano do Ensino Fundamental introduzindo a idéia de movimento.
Objetivos:
- Introduzir o conceito de movimento;
- Identificar diferentes referenciais e as mudanças que ocasionam no movimento relativo de um objeto;
- Apresentar as equações que introduzem a cinemática.
Material utilizado:
- Cartolina com o desenho de uma régua;
- Carrinhos de plástico;
- Tabelas com diferentes intervalos de deslocamento (15, 35, 60, 90 e 125 cm) (Anexo 1).
Dinâmica:
No início da aula, o professor deve perguntar aos alunos se tudo o que eles conhecem está em movimento. Utilizando o exercício 1 em forma de tabela (Anexo 2), os alunos poderão indicar se determinados objetos estão em movimento ou não em relação à Terra.
Conclui-se após este exercício que o conceito de movimento é relativo e depende do referencial adotado, que deve ser estabelecido em qualquer estudo de movimento.
Em seguida, o professor deve iniciar uma discussão sobre o que é o movimento e introduzir as fórmulas que medem deslocamento, tempo e velocidade. Para isso, com o auxílio de uma cartolina com o desenho de uma régua e um carrinho de brinquedo, o professor irá simular uma corrida de automóveis e começar a indicar as variáveis que fazem parte das equações. Para diferenciar o movimento uniforme do movimento uniformemente variado, cada grupo deverá percorrer diferentes distâncias no mesmo intervalo de tempo com seus carrinhos.
Nesta atividade, os alunos deverão completar a tabela contendo diferentes intervalos de deslocamento (Anexo 1). Ao final da simulação, todas as variáveis devem ter sido contempladas e o professor sistematizará a aula na demonstração das fórmulas. A fim de fixar o conteúdo aprendido, os alunos podem resolver o exercício 2 (Anexo 3).
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