Introdução à Cinemática

Autora:

Vanessa Chiganças

Contexto:

Esta aula destina-se ao 9º Ano do Ensino Fundamental introduzindo a idéia de movimento.

Objetivos:

  • Introduzir o conceito de movimento;
  • Identificar diferentes referenciais e as mudanças que ocasionam no movimento relativo de um objeto;
  • Apresentar as equações que introduzem a cinemática.

Material utilizado:

  • Cartolina com o desenho de uma régua;
  • Carrinhos de plástico;
  • Tabelas com diferentes intervalos de deslocamento (15, 35, 60, 90 e 125 cm) (Anexo 1).

Dinâmica:

No início da aula, o professor deve perguntar aos alunos se tudo o que eles conhecem está em movimento. Utilizando o exercício 1 em forma de tabela (Anexo 2), os alunos poderão indicar se determinados objetos estão em movimento ou não em relação à Terra.

Conclui-se após este exercício que o conceito de movimento é relativo e depende do referencial adotado, que deve ser estabelecido em qualquer estudo de movimento.

Em seguida, o professor deve iniciar uma discussão sobre o que é o movimento e introduzir as fórmulas que medem deslocamentotempo e velocidade. Para isso, com o auxílio de uma cartolina com o desenho de uma régua e um carrinho de brinquedo, o professor irá simular uma corrida de automóveis e começar a indicar as variáveis que fazem parte das equações. Para diferenciar o movimento uniforme do movimento uniformemente variado, cada grupo deverá percorrer diferentes distâncias no mesmo intervalo de tempo com seus carrinhos.

Nesta atividade, os alunos deverão completar a tabela contendo diferentes intervalos de deslocamento (Anexo 1). Ao final da simulação, todas as variáveis devem ter sido contempladas e o professor sistematizará a aula na demonstração das fórmulas. A fim de fixar o conteúdo aprendido, os alunos podem resolver o exercício 2 (Anexo 3).

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