Poluição

Autores:

Flávio de Oliveira Francisco
Luciana Madeira da Silva
Vivian Lavander Mendonça

Contexto:

Esta aula será ministrada no 6º Ano do Ensino Fundamental e servirá como introdutória ao assunto ecologia, ressaltando o tema poluição. Os alunos já tiveram aulas sobre as características físicas do ar, da água e do solo. Reciclagem será o tema da aula posterior a esta.

Objetivos:

  • Apresentar os diferentes tipos de poluição aos alunos, fazendo com que eles relacionem o que verão em classe com o que observam no dia a dia;
  • Mostrar as conseqüências da poluição para o ambiente e para a sociedade, citando inclusive a importância de seu desempenho como cidadãos em relação a este problema.

Material utilizado:

  • Jornais e revistas;
  • Aparelho de som;
  • Cartolinas;
  • Cola e fita adesiva;
  • Quatro cartazes com recortes de revistas e jornais simulando ambientes.

Dinâmica:

A sala de aula deverá estar com papéis jogados no chão, cartazes pendurados na parede e jornal em cima da mesa do professor. Este ligará o rádio num volume alto e começará a fazer a chamada. Quando os alunos se sentirem incomodados com o barulho, o professor irá desligar o som e apresentar o tema da aula.

O professor fará algumas perguntas iniciais para saber o que os alunos já sabem sobre o tema poluição e a atividade da aula será explicada.

O professor mostrará aos alunos 4 cartazes montados com recortes de jornais e revistas, cada um simulando um tipo diferente de ambiente poluído (cidade grande, cidade pequena, praia e campo, por exemplo).

A classe será dividida em 4 grupos. Cada grupo receberá um dos cartazes, deverá identificar os tipos de poluição que nele aparecem (marcando-os com um “X”) e procurar soluções para diminuir estes problemas.

Terminada esta parte, os 4 cartazes serão afixados na lousa de modo que todos os grupos observem todos os cartazes e, conseqüentemente, todos os ambientes estudados. Os alunos serão então instigados a analisar os cartazes dos outros grupos iniciando uma discussão.

Ao final, o professor concluirá a aula, comentando a ação do ser humano sobre a natureza e o equilíbrio ambiental. Ele também pedirá para que os alunos o ajudem a limpar a sala de aula, dizendo que limpar o lugar em que eles vivem também faz parte do seu papel como cidadãos.

Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.