Autora:
Suzana Ursi
Contexto:
Dentro do currículo tradicional do 7º Ano do Ensino Fundamental são apresentados alguns grupos animais (poríferos, cnidários, platielmintos, nemátodos, moluscos, anelídeos, equinodermos, artrópodes e vertebrados). Cada um destes grupos seria abordado sob os seguintes aspectos: papel ecológico; importância econômica e sua utilização pelo homem, se são causadores de doenças (maneiras de contato e profilaxia), características morfo fisiológicas mais marcantes de cada grupo e sua importância evolutiva. Esta aula seria a conclusão deste estudo apresentando uma comparação entre os diferentes grupos de organismos vivos.
Objetivos:
- Revisar alguns grupos animais estudando os de maneira comparativa, ressaltando principalmente a relação dos animais com seu meio ambiente;
- Utilizar a respiração como mote para a discussão.
Material utilizado:
Dinâmica:
Na parte inicial da aula, cada aluno resolve individualmente uma cruzadinha (Anexo 1) e a correção é feita oralmente. Após a recapitulação das aulas anteriores, tem início o “Jogo da Respiração” (Anexo 2).
O professor deve iniciar a explicação sobre o jogo ressaltando a diferença entre dois processos diferentes, mas que recebem a mesma denominação – respiração. Ressaltar que o mecanismo de respiração relacionado à captura do oxigênio do ar (respiração pulmonar e ou respiração cutânea) ou dissolvido na água (respiração branquial e ou cutânea) é diferente do fenômeno da respiração que ocorre em nível celular (que fornece energia para a célula e por sua vez ao organismo como um todo).
Os alunos recebem os cartões do jogo com diferentes figuras de animais e definições dos tipos de respiração (pulmonar, cutânea e branquial). O objetivo do jogo é que cada aluno consiga relacionar os animais com o tipo de respiração ou captura de oxigênio do meio (resposta apresentada na carta resposta). É importante o professor relembrar que o sapo não poderá participar na disputa, pois possui mais de um tipo de respiração.
Ao final da partida, todos podem tirar as suas dúvidas e avaliar, juntamente com o professor, a eficiência da brincadeira.
Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.