Autores:
Rute Beatriz Garcia Clemente
Fernanda Desani da Silva
Hellen de Lima
Lia Karina Muschellack
Natalia Pirani Ghilardi
Contexto:
Os órgãos sensoriais podem ser utilizados para a compreensão do sistema nervoso central. Pensando nisso, esta aula se destina ao 8º Ano do Ensino Fundamental como introdução ao tema.
Objetivos:
- Elucidar os mecanismos de funcionamento do olho humano;
- Construir e definir a utilidade da visão para o organismo vivo;
- Construir a relação entre diferentes sentidos como um meio de compreensão sensorial do ambiente.
Material utilizado:
- Bola de isopor;
- Papel camurça;
- Cartolina;
- Cartões com imagens de ilusão de ótica.
Dinâmica:
A aula tem início com uma explicação sobre o sistema sensorial e o funcionamento do olho. Para isso, serão utilizados um modelo de olho construído em isopor (Anexo 1) e a representação da imagem feita na lousa. O professor poderá mencionar a formação da imagem invertida e a regulação feita pela pupila.
Os alunos serão divididos em duplas para realizar o primeiro experimento referente ao reflexo pupilar . Em seguida, cada aluno realizará um segundo experimento, utilizando uma folha de sulfite simulando uma luneta
. Após esta atividade, os alunos devem especular sobre as explicações para os resultados.
Por último, serão distribuídos os cartões com imagens de ilusão de ótica, apresentando diferentes imagens que parecem ser “enganosas” (Anexo 2). Após as especulações sobre o que acontece para que ocorra essa sensação de engano, o professor deverá concluir dizendo o que realmente ocorre .
Bibliografia:
CDCC-USP. 2000. Relação temática da experimentoteca CDCC-USP. htpp://www.cdcc.sc.usp.br/roteiros/ts4a.htm
MARQUES, J.L.; PORTO, D.P. 2000. Ciências o corpo humano. São Paulo, Scipione.
SOARES, J.L., 1997. Biologia. São Paulo, Editora Scipione.
Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.