Autores:
Eduardo Rodrigo Garcia
Cristina Satomi Enobe
Jefferson Marcondes de Carvalho
Maria Mercedes Martinez Okumura
Contexto:
Esta é a primeira aula sobre o tema propagação da luz e fenômenos ópticos destinada ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Serão abordados conceitos sobre propagação, reflexão, refração e absorção da luz.
Objetivos:
- Apresentar conceitos sobre propagação da luz (raio de luz, meios transparentes, meios translúcidose meios opacos);
- Discutir os fenômenos ópticos (reflexão, refração e absorção da luz);
- Relacionar os conceitos aprendidos com a vida diária dos alunos.
Material utilizado:
- Lanterna;
- Papelão;.
- Espelho plano;
- Recipientes de plástico;
- Moedas;
- Garrafas de plástico;
- Espetos de churrasco (madeira);
- Placa de vidro;
- Papel vegetal;
- Vela.
Dinâmica:
O aluno receberá um guia (Anexo 1) com questões e esquemas dos experimentos que serão desenvolvidos durante a aula. O preenchimento será feito sob orientação do professor.
A aula inicia-se com a introdução da noção de raio de luz e a explicação sobre como a luz se propaga em todas as direções e em linha reta. O professor poderá usar como exemplo uma vela acesa e a sombra projetada sobre um papelão. Nesse momento cabe a explicação dos eclipses com o experimento 1.
Em seguida, o professor poderá explicar os diferentes meios de propagação da luz utilizando uma placa de vidro, papel vegetal e papelão. É possível utilizar essa explicação para introduzir os conceitos de absorção, reflexão e refração, pois os alunos poderão perguntar o que ocorre com a luz que incide no papelão ou por que a luz é desviada nos meios transparentes e nos translúcidos se propaga em linha reta.
A explicação exata serve como um estímulo para a parte final da aula quando os alunos poderão testar a reflexão em um espelho plano. É importante que o professor ressalte a importância dos ângulos de incidência para a reflexão.
Por fim, os alunos poderão testar a refração a partir do experimento 2.
Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.