Espelhos e Lentes

Autora:

Viviane Lopes da Costa

Contexto:

Esta aula destina-se ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Tem um enfoque prático, retomando os conhecimentos adquiridos na aula teórica anterior, relacionados aos espelhos e lentes.

Objetivos:

Material utilizado:

  • Espelhos planos comuns, sem molduras e com as partes cortantes revestidas, a fim de evitar acidentes;
  • Colher;.
  • Óculos com lentes divergentes e com lentes convergentes;
  • Óculos bifocal com lentes convergentes;
  • 1 óculos multifocal com lentes convergentes;
  • Lupa;
  • Régua;
  • Objetos pequenos de tamanho igual;
  • Ângulos de cartolina de 30o, 45o, 60o e 90o;
  • Lanterna;
  • periscópio improvisado;

Dinâmica:

Os alunos serão divididos em grupos e receberão os seguintes materiais: 2 espelhos planos, uma colher, um óculos com lentes convergentes, um com lentes divergentes e um bifocal com lentes convergentes, uma lupa, dois objetos iguais, pequenos e de mesmo tamanho, uma régua, ângulos recortados em cartolina e uma lanterna. Juntamente com esse material, os alunos receberão um protocolo com as atividades que serão desenvolvidas na aula (Anexo 1) .

O professor deverá pedir aos alunos que reconheçam, nos materiais recebidos, diversos espelhos e lentes e que anotem suas respostas no item A do protocolo.

Após esta atividade o professor começará a discutir a formação de imagens com a utilização de espelhos. Para iniciar, o professor deverá realizar uma demonstração a fim de retomar os princípios da reflexão regular da luz (Anexo 2). Em seguida, deverá pedir que os alunos respondam o item B1 do protocolo. Para isso, eles deverão observar o periscópio construído pelo professor (Anexo 3). Nesta fase, o professor deverá pedir que os alunos montem dois modelos para que possam responder os itens B2 e B3 do protocolo. Com estes modelos, o professor discutirá o tipo de imagem formada por espelhos planos e a importância dos ângulos na formação de imagens.

Para que os alunos entendam como funcionam os espelhos curvos, o professor deverá pedir ao grupo que, utilizando uma colher, uma lanterna e outros objetos fornecidos, passem a responder o item C do protocolo, atentando para a diferença na formação das imagens.

Finalmente, o professor passará a discutir lentes. Nesta fase, deverá esquematizar na lousa o que acontece com a luz quando se usam lentes convergentes ou divergentes, utilizando para isso as idéias dadas pelos alunos (Anexo 4).  Após esta discussão, os alunos deverão responder o item D do protocolo.

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