Autores:
Vera Lúcia Teixeira de Freitas
Alan Eduardo de Barros
Denise Missae ltami
Eulinda Neves Ferreira
Marlise Cabral de Barros
Nelson Mitsuo Yaguinuma
Telma Myuki Oshiro
Contexto:
Esta aula destina-se ao 8º Ano do Ensino Fundamental e deve ser ministrada anteriormente aos sistemas e aparelhos do corpo humano. Os alunos devem ter os seguintes conceitos prévios: seres vivos, sistema métrico, alimentação, respiração celular.
Objetivos:
- Reconhecer a célula como unidade fundamental da vida;
- Descrever a estrutura de uma célula animal genérica.
Material utilizado:
- Cartaz situando e definindo o que é uma célula (Anexo 1);
- Cartaz exemplificando alguns tipos de células (Anexo 2);
- Maquete de isopor, representando uma célula com todas as organelas citoplasmáticas (Anexo 3);
- Cartões com números e nomes das estruturas;
- Alfinetes;
- Cachorro de pelúcia;
- Fita adesiva colorida;
- Livro de receitas;
- Panela;
- Pacote de bolacha;
- Pilha;
- Trilhos de ferrorama;
- Vassoura;
- Giz e lousa.
Dinâmica:
A aula terá início com a definição de célula, situando a no organismo humano com auxílio de um cartaz (Anexo 1). Em seguida será abordada a diversidade celular através da apresentação de figuras (Anexo 2) (por exemplo: hemácias, espermatozoides e neurônios), relacionando-as com as funções que exercem. Com o auxílio de uma régua, a ideia de tamanho da célula e a necessidade do uso de microscópio para sua visualização serão trabalhadas. Para isso, deverá ser pedido ao aluno que imagine a divisão de 1 mm de uma régua em 1000 partes iguais.
Nesta fase serão montados, junto com os alunos, dois modelos: uma célula e uma fábrica de biscoitos. As organelas celulares serão apresentadas e dispostas na célula fazendo-se uma analogia com as partes encontradas na fábrica, associando as funções de cada uma das partes (Anexo 3).
Ao término da aula será aplicada um exercício composto de uma cruzadinha e um texto para completar (Anexo 4).
Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.