Autores:
Ana Maria Pace
João Carlos Pinto Nazário de Oliveira Silva
Ricardo Eiji Noguti
Sergio Hideo Arakaki
Contexto:
Esta aula é destinada a alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. As aulas anteriores devem ter abordado os efeitos do calor e do frio na dilatação e retração dos corpos, assim como as diferentes camadas que constituem o planeta Terra e as rochas. A partir do tema introdutório sobre solo, pode se desenvolver temas, tais como a agricultura, a poluição do solo e a importância da conservação dos organismos, doenças provocadas por microorganismos encontrados no solo e ecologia.
Objetivos:
- Explicar o que é solo, como é formado, qual a sua importância para a sobrevivência do homem;
- Apresentar diferentes tipos de solos, suas características, fatores ambientais que influem na sua caracterização relacionando-os com a vegetação;
- Introduzir conceitos relacionados ao tema como: intemperismo, humus, horizonte do solo, perfil de solo, erosão;
- Explicar como as matas agem na proteção dos solos, principalmente as encostas de morros;
- Testar o que foi compreendido pelos alunos nesta aula através de palavras cruzadas (cruzadinhas)..Material utilizado:
- Transparências;
- Garrafas plásticas de 2 L transparentes (de refrigerante ou água) vazias;
- Duas garrafas plásticas (de água) de 5 L transparentes e vazias;
- Copinhos plásticos;
- Cascalho;
- Areia;
- Argila (terra vermelha coletada em barranco);
- Terra vegetal;
- Bandeja de plástico;
- Água;
- Sementes de alpiste e feijão (para formação de mudas);
- Toalhas de papel;
- Vaso com uma planta de cacto;
- Vaso com uma planta de palmeira.
Dinâmica:
A explicação teórica terá andamento com perguntas dirigidas aos alunos visando conhecer o que sabem sobre o tema da aula. As transparências serão utilizadas para ilustrar as informações fornecidas a respeito da formação de solos através da decomposição das rochas por intemperismo, perfil e horizontes do solo (Anexo 1) (Anexo 2).
Os alunos deverão se dividir em grupos de seis. Para cada grupo serão fornecidos quatro copinhos, cada um contendo respectivamente cascalho, areia, argila (terra vermelha) ou terra vegetal, a fim de que vejam as diferenças de cor, textura e tamanho das partículas.
Dois modelos de perfil de solo serão colocados em demonstração para que os grupos observem a graduação dos tamanhos das partículas que compõem estes dois modelos, e visualizem os horizontes.
Serão realizadas demonstrações de retenção de água por diferentes tipos de solos, usando garrafas de refrigerante com solo arenoso (regiões áridas) e solo argiloso (regiões úmidas) (Anexo 3).
Para explicar sobre erosão de encostas desmatadas de morros será usado um modelo com “mini declives” com vegetação (alpiste e feijão) e sem vegetação (só terra vermelha) (Anexo 4) .
O professor deverá jogar a mesma quantidade de água, simulando a chuva, nos dois modelos. A partir das observações dos alunos, o professor poderá discutir a importância da vegetação em encostas. Esta discussão permitirá que os alunos compreendam o funcionamento de técnicas agrícolas que evitam a erosão em solos inclinados, como o plantio em terraços e a construção de curvas de nível (Anexo 5).
Ao final da abordagem destes temas, será feito o jogo de cruzadinha, ou palavras cruzadas, com perguntas sobre o assunto, para verificação da compreensão da explicação dada em aula (Anexo 6).
Bibliografia:
BIANCO, S. (Coord.) 1998. Clube da árvore. Santa Cruz do Sul, Souza Cruz.
LEPSCH, I.F. 1976. Solos: formação e conservação. São Paulo, Melhoramentos. (Série Prisma Brasil)
PORTO, D.P; MARQUES, J.L. 1987. Ciências: ar, água e solo. 7a. ed. São Paulo, Scipione.
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