Autora:
Suzana Ursi
Contexto:
Esta aula destina-se ao 9º Ano do Ensino Fundamental. sendo realizada após ou junto com as aulas de cinemática, dinâmica, trabalho e potência.
Objetivos:
- Identificar as alavancas que existem no nosso corpo;
- Apresentar as forças envolvidas com o funcionamento das máquinas;
- Compreender como a tecnologia auxilia o nosso dia-a-dia.
Material utilizado:
- Lata de ervilha ou milho;
- Colher;
- Abridor de latas;
- Abridor de garrafas;
- Tesoura;
- Pinça;
- Pegador de macarrão;
- Alicate;
- Martelo;
- Espremedor de batatas;
- Grampeadores;
- Imagens das alavancas apresentadas (Anexo 1).
Dinâmica:
Os alunos devem ser divididos em grupos de no máximo 4 alunos. Cada um dos grupos receberá um conjunto de alavancas e as imagens correspondentes, além de uma lata de ervilha ou milho. Cada grupo tentará forçar a lata ao máximo tentando abri-la sem nenhum instrumento. Depois, poderá forçá-la com uma colher e por último com um abridor.
O professor poderá mostrar diferentes tipos de alavancas como as alavancas interfixas (gangorra); as alavancas inter-resistentes (carrinho de mão) e as alavancas interpotentes (pinça). Para cada um dos exemplos, o professor poderá identificar o ponto de apoio (P), a força de ação (Fa) e a força de resistência (Fr) .
Os alunos deverão, em seguida, identificar estas mesmas características nos desenhos que receberam no início da aula.
Em seguida, o professor poderá pedir exemplos das alavancas que os próprios alunos identificam no seu corpo. Assim, poderá iniciar uma discussão sobre a importância das máquinas e da tecnologia no nosso dia-a-dia.
Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.